Técnico Da Air India Sugado Por Motor De A319 No Aeroporto De Mumbai

Air India A319 VT-SCK
Um técnico de manutenção da companhia estatal indiana Air India  foi sugado pelo reator de um avião Airbus A319 da empresa, durante uma operação de ‘pushback’ no Aeroporto de Mumbai (cidade que é capital financeira da Índia e que é também designada por Bombaim).
O próprio presidente da companhia aérea assina um comunicado distribuído pela Air India em que lamenta o acidente e o atribui a negligência sem, contudo, apontar culpas a quem quer que seja.
O avião fazia a manobra de saída de uma plataforma de embarque de passageiros, ainda ajudado pelo trator de ‘pushback’ quando um dos dois motores foi ligado e sugou o corpo do infeliz trabalhador da Air India.
O jornal ‘The Times of India’ refere na edição desta quinta-feira, dia 17 de dezembro, que o acidente ocorreu na quarta-feira, dia 16. A ocorrência provocou grande consternação no Aeroporto de Chhatrapati Shivaji, o principal da cidade indiana. Fontes contactadas pelos média indianos não conseguem ter uma explicação razoável para o acontecimento, já que se tratava de um funcionário com alguns anos de trabalho e, portanto, conhecedor dos riscos que corria.



Outro jornal, o ‘The Hindustan Times’, refere que o funcionário que foi literalmente triturado pelo motor, se encontrava junto do trem de nariz da aeronave. Adianta ainda que a ligação do motor ainda durante a manobra de reboque se deveu a “um procedimento alternativo decidido pelos pilotos”, devido ao fato do motor auxiliar (APU) não ter funcionado. “Alternativo, mas não comum”, disse à imprensa indiana uma fonte não identificada. “Trata-se de um procedimento irregular”, que poderá ter surpreendido o mecânico no solo, sugere o jornal.
A Air India e as autoridades aeroportuárias e de segurança aeronáutica anunciaram na manhã desta quinta-feira, que será aberto um inquérito oficial para determinar as causas do acidente.
Não obstante ocorrerem na Índia frequentes incidentes técnicos, muitas vezes provocados por negligência humana, é a primeira vez que se regista um deste tipo, notifica a imprensa diária do País.

Curta:

Comentários