Aeroporto De Lisboa Muda De Nome No Domingo, Dia 15 De Maio

Humberto Delgado aviaoTAP
Vai decorrer no próximo domingo, 15 de maio, pelas 11h45, a cerimônia que assinala a atribuição da nova designação oficial ao Aeroporto de Lisboa que, a partir daquela data, se passará a chamar Aeroporto Humberto Delgado.
O Aeroporto Internacional de Lisboa, que também já foi conhecido por Aeroporto Internacional da Portela ou da Portela de Sacavém, muda de nome no próximo domingo, dia 15 de maio, assumindo a denominação de Aeroporto Internacional Humberto Delgado.
Esta alteração, que decorre da decisão do Conselho de Ministros de Portugal de 11 de fevereiro de 2016, pretende homenagear uma figura notável da história política nacional do século XX e um vulto da aviação civil portuguesa, reconhecendo o papel ímpar do General Humberto Delgado não só no combate pela liberdade e pela democracia durante o Estado Novo, como também na criação da moderna aviação comercial em Portugal.

A cerimônia, em que estarão presentes os Presidente da República Portuguesa e o primeiro-ministro, iniciar-se á com o descerramento da nova denominação oficial do aeroporto na fachada exterior, seguida do descerramento, no interior da aerogare, da placa alusiva à cerimônia.
Será também inaugurada a exposição ‘Humberto Delgado e a Liberdade dos Céus’, após o que o presidente executivo da VINCI Airports, Nicolas Notebaert, dará as boas-vindas aos presentes e marcará a abertura oficial da exposição com a passagem de um pequeno filme sobre a personalidade do General Humberto Delgado.
A ANA Aeroportos, empresa concessionária dos principais aeroportos portugueses – no Continente e nas Regiões Autônomas Insulares dos Açores e da Madeira – é uma empresa subsidiária da VINCI Airports, grupo de raiz francesa que opera em todo o mundo.
Antes do encerramento do evento, ainda haverá lugar à cerimônia de obliteração de um Postal dos CTT Comemorativo da nova designação do aeroporto.

Exposição ‘Humberto Delgado e a Liberdade dos Céus’ aberta até final do mês de Maio
A exposição ‘Humberto Delgado e a Liberdade dos Céus’ ficará patente na zona de chegadas e de acesso ao ‘metro’ durante duas semanas, podendo ser visitada livremente já que se encontra numa zona pública.
O elemento central desta exposição será constituído por uma estrutura hexagonal. Nas paredes exteriores desta estrutura serão afixados cinco painéis multimédia de 47”, nos quais estará representado o acervo fotográfico/videográfico relativo ao General Humberto Delgado incluído no espólio da ANA – Aeroportos de Portugal. Associado a cada um dos painéis, existe um QR Code que estabelece a ligação digital entre o visitante e a exposição, permitindo uma visualização posterior e partilha do conteúdo através das redes sociais.
No interior da estrutura existirá um ambiente “imersivo” que conta com a projeção de um vídeo nas 3 paredes do cubo. O vídeo pretende, como conceito, realizar um paralelismo dinâmico, mostrando a evolução do aeroporto e da sua atividade (infraestrutura, aeronaves e serviços) desde a década de 40 à atualidade.

A passagem de nome, será marcada com uma parede interativa, cujo caminhar dos passageiros e convidados no sentido da exposição, descobre entre as nuvens o novo nome do Aeroporto Humberto Delgado.
Adicionalmente, uma pequena estrutura irá albergar um holograma com cerca de 50 centímetros representando a mesa de trabalho do General Humberto Delgado e a respetiva cadeira.
No recinto da exposição estarão, ainda, disponíveis duas mesas interativas com conteúdos mais lúdicos (jogos, vídeos), para uma interação mais recreativa.
A ANA Aeroportos, empresa concessionária do aeroporto da capital portuguesa, bem como dos principais que existem no País – Continente e Regiões autônomas insulares dos Açores e da Madeira – divulgou nesta sexta-feira, dia 13 de maio, no canal YouTube, um vídeo de apresentação da exposição que pode ser visto a seguir:
Fonte: NewsAvia

Curta:

Comentários