Conheça os contrails, nuvens artificiais formadas por aviões



Rastros deixados pelas aeronaves nos céus podem aumentar a luminosidade das névoas celestes



As nuvens podem aquecer ou resfriar o clima, isso depende de sua espessura e altitude. Os aviões que cruzam os céus todos os dias criam uma espécie de nuvem artificial conhecida como contrails, (rastro de inversão do avião, em português), que surgem com os efluentes das aeronaves em céus sem nuvens, elas não possuem influência no clima.

Estudos recentes mostram que os contrails formados em meio às nuvens mais altas dobram o poder de reflexão da luz das névoas, pesquisadores esperam que a descoberta ofereça uma nova abertura sobre a influência da aviação no clima.
Os contrails mais conhecidos são aqueles que tomam a forma de faixas, vistas muitas vezes atrás de aeronaves em grandes altitudes. Na maioria das vezes, as faixas desaparecem rapidamente, em outros casos, elas permanecem por algum tempo.  Cientistas estão na busca para saber em detalhes a formação e efeito dos contrails sobre o clima. Uma pesquisa recente analisou o corredor aéreo entre Honolulu e Los Angeles, e Seattle e San Francisco e, encontrou um significativo aumento na densidade ótica das nuvens próximas aos contrails. Em outras palavras, as nuvens dentro dos corredores aéreos são mais brilhantes. Efeitos como estes só ocorrem em certas latitudes. Aeronaves que voam em rotas no Hemisfério Norte e próximas ao Equador, dificilmente criam nuvens do tipo.


Original: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/conheca-os-contrails-nuvens-artificiais-formadas-por-avioes_2687.html#ixzz4D0NVwuNE


Curta:

Comentários