Challenger 350 PR-HNG

     No dia 07 de Maio de 2017 o Challenger 350 da Havan (PR-HNG), decolou do Aeroporto de Bacacheri (SBBI) para Navegantes (SBNF) e você vai ficar sabendo mais deste passeio a seguir!



     O voo foi entre os aeródromos do Bacacheri (SBBI) para o aeródromo de Navegantes (SBNF), a distancia entre os dois e de aproximadamente 94 milhas náuticas, nada de mais para um jato que possui autonomia de ate 3.200 milhas náuticas! A titulo de curiosidade a distancia reta entre Curitiba e Belém e de aproximadamente 1.400 milhas náuticas



     Com todos a bordo, aeronave energizada pela APU, fechamos a porta e os pilotos iniciaram os procedimentos para dar partida nos motores, em questão de segundos a aeronave já estava iniciando o táxi e aqui se encaixa o ponto em que a aeronave mais me surpreendeu: SILÊNCIO! Aeronave completamente silenciosa, gerando um conforto enorme para os passageiros desfrutarem do conforto em longa distância. 








     Devido ao tamanho da aeronave, a operação dela no Aeroporto de Bacacheri se restringe apenas a taxiway Charlie, qual liga a pista ate o Aeroclube do Paraná, Axial e afins, (segundo os pilotos da aeronave, na taxiway Bravo possui algumas placas de sinalização um pouco altas e por segurança optam por usar a Charlie).







     Alinhamos na pista 36-18 do Bacacheri e a potência dos motores ficou bem evidente na aceleração da aeronave para decolarmos. É incrível como colamos no banco acelerando a aeronave. Claro com o empuxo de 7,323 lbf em cada motor Honeywell HTF735 fica bem explicado o motivo de colarmos no banco!












     Chegamos em Navegantes após um voo curto de aproximadamente 30 minutos, neste voo subimos ate 16 mil pés (FL160). Ao fim tive a certeza de que a aeronave é incrível, excelente e sem igual, após isso posso falar que o único ponto negativo foi: Voltar de Itajaí para Curitiba de ônibus hehehe 

Para ir 30 minutos, para voltar 4 horas! mas nada paga a experiência que tive voando esta máquina!



Mais informações sobre a aeronave em: http://businessaircraft.bombardier.com/en/aircraft/challenger-350

Comentários