Segundo protótipo do EV-55 Outback levanta Voo e coloca certificação mais perto

EV-55-Outback-SN-0003-OK-DRM

O bimotor regional desenhado e construído na República Checa está agora um passo  mais perto da certificação europeia após o segundo protótipo se ter juntado aos testes.

EV-55-em-testes-para-certificacao-EASA2
Foi no principio deste mês que o EV-55 Outback, com o numero de série , 0003 registado como OK-DRM, levantou voo do aeroporto de Kunovice (IATA: UHE – ICAO: LKKU) para um voo de cerca de vinte minutos que serviu para testas os seus principais sistemas e características de desing  em voo.
A aeronave foi pilotada pelos pilotos de testes da Evektor Josef Charvát e Pavel Křížka.
Até ao final deste mês de Abril  o S/N 0003 juntar-se-à ao primeiro protótipo,  S/N 0001 nos voos de teste com vista ao processo de certificação EASA CS-23, na categoria normal de transporte comercial, uma certificação que cobre testes de sistemas, performance e caraterísticas de voo.

O primeiro protótipo já conta com 370 horas de voo até ao dia de hoje, e está neste momento a submeter-se a a testes de calibração de voo, e testes de stress de sistemas em voo. O segundo protótipo EV-55 S/N 0002 nunca chegou a voar, e foi usado em testes de stress em solo.

Sobre o EV-55 Outback
O EV-55 Outback é um bi-turbo capaz de transportar até 9 passageiros ou carga. A excelente produtividade do EV-55 é proporcionada pela espaçosa cabina com um volume total de 12,5 m3 e por uma velocidade de cruzeiro alta de 220 nós. O avião é capaz ainda de operar em pistas curtas construídas em altitude.
ev-55-outback-1ev-55-outback-2ev-55-outback-3ev-55-outback-4ev-55-outback-5
Fonte: NewsAvia

Curta:

Comentários